Iremos abordar provavelmente a questão mais procurada por muitos dos que nos consultam sobre a venda de casas, a pandemia que atingiu o planeta desde inicio de 2020 não deixa ninguém indiferente e todos reticentes relativamente ao futuro.
Se por um lado o proprietário de imóvel próprio ou mesmo da típica casa de férias podia encarar até aqui como investimento seguro e de rentabilidade expectável, com todas as alteração das premissas que levavam a um rácio positivo dos investimentos imobiliários, nomeadamente de 2014 em diante, hoje a realidade mudou. E se os agentes imobiliários, consultores imobiliários, agências imobiliárias e todos os que se sentem ameaçados com este abrandamento dos mercados continuam a dizer que os valores dos imóveis continuam a crescer o que se verifica é bem diferente.
Vejamos então os factos por uma perspectiva mais próxima da realidade, todos os indicadores práticos da compra e venda de casas e imóveis apresentam uma tendência inversa ao que se publica, sempre na tentativa de aguentar o mercado o mais tempo possível sem que o consumidor final ( neste caso o proprietário particular de imóveis) se aperceba dos factos.
Podemos verificar tais dados através do número de escrituras com uma queda de mais de 40% desde início de pandemia, existem grupos de renome de agentes imobiliários que já decresceram o número de negócios realizados em mais de 70% e por fim já se começam a ver vendas imobiliárias fechadas por valores bem abaixo dos valores pretendidos por quem vende.
Se você tem intenção de vender o seu imóvel seja ele apartamento, moradia ou mesmo comércio não espere mais tempo, tente efectivar a venda antes de um decréscimo mais do acentuado do mercado imobiliário, é altura de vender antes dos preços imobiliários caírem e não se assuste, todos os mercados são cíclicos eles hão-de voltar a subir resta saber se você quer ficar anos na ansiedade do que o mercado irá oscilar.
Lembre-se sempre, já pode ter valido 100, hoje só vale 80, mas não faz mal, porque quando estiver no futuro a valer 40 você poderá comprar 2 que com o mercado novamente em alta valerão 200 ou mais.
Venda enquanto é tempo e recompre quando for o momento mais baixo da curva descendente do mercado imobiliário, quando o mercado recuperar acaba por duplicar o que tem hoje 🙂